equipamentos-da-fabrica-de-ração

Para você ter uma produção satisfatória, precisa conhecer bem os processos e equipamentos da sua fábrica de ração. Dessa forma, é fundamental que tudo esteja preparado para atender a demanda que chega até a indústria.

Mas, para começar, você precisa considerar alguns fatores essenciais:

  • Espaço físico;
  • Capacidade de produção;
  • Qualidade;
  • Energia elétrica;
  • Custos essenciais;
  • Capital de início;
  • Confiança;
  • Fidelidade;
  • Manutenções.

Contudo, a base do processo de produção é dividida em 3 partes: recebimento de matéria-prima, processamento e expedição. Para que tudo ocorra como planejado, esses setores precisam estar alinhados e trabalhando em conjunto.

Agora, vamos falar especificamente sobre cada um deles.

Recebimento da Matéria-Prima

O momento de recebimento da matéria-prima, é onde começa tudo. Então, os equipamentos precisam estar em perfeitas condições para que tudo saia como planejado.

Elevadores e Transportadores

Esses equipamentos são responsáveis por transportar o material para o armazenamento ou estoque. Com eles, a movimentação das matérias-primas se torna mais fácil.

Dessa forma, o processo ganha mais tempo e qualidade.

Estoque

Aqui, é o local que toda a matéria-prima é armazenada. O tamanho do seu estoque, precisa ser proporcional ao da sua demanda. Ele não pode estar nem muito vazio para não deixar seus clientes na mão, mas também, não muito cheio, a ponto de deixar o excesso de estoque parado.

Processamento

Nessa etapa, é onde a fabricação realmente acontece, com todos os equipamentos necessários trabalhando.

Equipamentos

Para que seu produto tenha qualidade, seus equipamentos precisam ser de ponta. Pois, eles são a alma do negócio.

Então, confira abaixo, os equipamentos principais de uma fábrica de ração:

Moinhos

Os moinhos são equipamentos ideais para moagem de grãos e cereais, rações para alimentação animal e remoagem de ração para extrusão ou peletização.

Extrusoras 

Extrusora para ração de aves, peixes, cães e gatos. Esse equipamento reduz os custos e é de fácil manutenção do operador.

Secadores e Resfriadores

Os secadores e resfriadores são equipamentos responsáveis pela secagem de cereais e rações para alimentação animal. Sistema de automação completo, isolação térmica do corpo e redução no consumo de energia durante a secagem.

Dosador de Corantes 

Dosador de Corantes é um equipamento para ração de aves, peixes, cães e gatos. Ele faz a injeção automática de corantes líquidos na extrusora.

Recobridores de Líquidos

Os recobridores são equipamentos que possuem menor poluição ambiental e o mais baixo desperdício dos líquidos aplicados à ração.

Expedição

Nessa parte do processo, é onde as rações já estão prontas. Você precisa cuidar bem para que a mercadoria não seja afetada por água da chuva, insetos, entre outros fatores.

A expedição também requer uma boa organização, para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Então, para finalizar, vamos apresentar alguns dos erros mais cometidos na fábrica de ração:

Erros mais comuns na fábrica de ração

Falta de Treinamento 

Um dos erros mais recorrentes, é a falta de preparo que os colaboradores apresentam. Para que um trabalho seja feito da maneira certa, os operadores dos processos precisam estar capacitados.

Sendo assim, invista no treinamento de seus colaboradores para colher melhores resultados em sua fábrica de ração.

equipamentos-da-fabrica-de-ração

Limpeza dos Equipamentos

A limpeza dos equipamentos também precisa estar sempre em dia, para manter seu bom funcionamento e a qualidade da ração. Então, precisa-se realizar tanto interna quanto externamente.

Se a limpeza não for realizada da maneira correta, pode ser que alguma contaminação afete o produto afinal. Além disso, por consequência, algum pet pode ser prejudicado.

Qualidade

O departamento de qualidade é essencial para uma fábrica de ração. Com ele, você pode garantir que todos os setores e fases estejam de acordo com o padrão.

Assim, os erros caem bastante, a qualidade do produto aumenta e sua fábrica terá mais reconhecimento no mercado.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Então, continue seguindo o nosso blog para ficar por dentro de tudo!

Até o próximo conteúdo!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *