peletização-de-rações

Um assunto muito em alta hoje em dia, é a peletização de ração. Porém, por ser uma novidade no mercado, muitos ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Principalmente, quem já possui uma fábrica de ração. Será que vale a pena investir nessas máquinas?

Bom, para te explicar melhor sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas, preparamos essa matéria exclusiva para você!

Mas, o que é a peletização de ração?

A peletização de ração, nada mais é do que a ação de transformar os materiais farelados que são submetidos a tratamentos em pellets e grânulos. Com isso, a qualidade nutricional do produto é visivelmente melhorada.

Os rebanhos ganham diversos benefícios com a peletização, já que o processo reduz a carga de microrganismos presentes nas rações.

Processo de peletização de ração

É importante saber que a peletização ajuda muito na dieta dos rebanhos. Se ela for feita da maneira correta, pode proporcionar a gelatinização do grão da ração. Assim, a digestão do animal é facilitada e o número microbiano do alimento também é beneficiado.

Mas, se a peletização for feita de forma errada, pode prejudicar os animais. Por isso, é importante garantir equipamentos de alta qualidade.

Qualidade dos pellets

O pellet é responsável por transformar os materiais farelados em grânulos. Para que, no final do processo, o grão possa fornecer boa digestão, alguns nutrientes precisam ter uma atenção especial. São eles:

Proteínas

A fim de deixar o animal mais forte e disposto, a proteína precisa estar presente na ração. Uma boa máquina possui a quantidade de calor exata para garantir as proteínas no grão.

Fibrosas

As fibrosas são responsáveis por deixar o grão mais rígido. Assim, na hora do transporte da mercadoria, a ração não chegará esfarelada ao seu destino final.

Amido

Para que o amido esteja presente no grão, é preciso de um alto teor de umidade e temperatura elevada. Dessa forma, garante-se que, após seu resfriamento, a gelatinização dos amidos seja alta e de boa qualidade.

Açúcares

Para os açúcares, é preciso de uma baixa temperatura em sua produção. Assim, o processo de caramelização não corre o risco de estragar o produto.

Ureia

Para rações com alto nível de ureia, é preciso de uma baixa umidade e calor na hora da produção da ração.

melhore-a-qualidade-das-suas-rações

Processo de resfriamento

Durante todo o processo de peletização, adquirem-se altos níveis de temperatura e umidade. Sendo assim, é preciso realizar o resfriamento dos pellets de ração.

É necessário que a temperatura dos grãos não esteja superior a 10 graus célsius, comparada com a temperatura ambiente. Essa é a finalização de todo o processo de peletização de ração, garantindo sua máxima qualidade.

Você conhece a Manzoni?

Fundada em 1964, a Manzoni Industrial Ltda, iniciou suas atividades fazendo serviços de manutenção industrial através da usinagem de peças para diversos segmentos da área industrial, tais como: papel e celulose, têxtil, automotiva e outros.

Com o reconhecimento dos clientes pela qualidade das peças de reposição para a indústria de ração, a Manzoni se especializou nesse segmento, fornecendo peças para toda a linha de produção, desde moinhos até extrusoras, secadores e resfriadores.

A partir de 2000, com a crescente demanda do mercado de rações, os sócios-diretores da Manzoni reformularam seu planejamento estratégico e, atendendo as solicitações de alguns clientes, criaram sua própria linha de máquinas para a produção de rações.

Foi quando surgiu a linha MEX de extrusoras, secadores, resfriadores e transporte pneumáticos. Com essa nova estratégia empresarial, a Manzoni passou a ser uma fabricante de máquinas nacional para o mercado de rações em geral. Atualmente, junto com alguns parceiros, a Manzoni tem condições de fornecer toda a estrutura para a montagem de uma fábrica de ração completa.

Desde sua inauguração até a atual 3ª geração da empresa, a Manzoni sempre se baseou nos seus princípios, acreditando que uma base de valores sólidos é a chave para o sucesso dos negócios.

Além disso, um dos pilares que faz a Manzoni ser duradoura até hoje, é ter como política, satisfazer seus clientes, atendendo seus prazos, especificações, buscando a melhoria contínua da qualidade e dos seus processos. Com isso, melhorando a segurança no trabalho, competência e qualificação dos seus colaboradores.

Sendo assim, se você busca por equipamentos de excelente qualidade, pode contar com a gente!

Curtiu essa matéria? Então, não deixe de seguir nosso blog e ficar por dentro de tudo!

Até a próxima!

Compartilhe:
1 comentário

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *